sexta-feira, 9 de junho de 2017

Resenha: Quarto de Despejo - Carolina Maria de Jesus



Sinopse: O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem a este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.

O livro de hoje é o Quarto de Despejo - Diário de uma Favelada, da autora Carolina Maria de Jesus, da editora Ática.

Quarto de Despejo conta a história de Carolina Maria de Jesus, uma catadora de lixo que vivia na favela do Canindé, quarto de despejo da cidade de São Paulo nos anos de 1955 a 1960. 

“Quando estou na cidade tenho a impressão que estou na sala de visita com seus lustres de cristais, seus tapetes de viludos, almofadas de sitim. E quando estou na favela tenho a impressão de que sou um objeto fora de uso, digno de estar num quarto de despejo.”

No livro, a autora relata seu dia a dia, seus pensamentos, momentos de alegria e principalmente as dificuldades que teve para criar seus filhos, conseguir comprar comida e sobreviver em tempos meeega difíceis no Brasil, como também os barracos que aconteciam na favela.

Carolina Maria de Jesus. (Fonte)
Não tem como não virar fã de Carolina Maria ao ler esse livro. Impossível não admirar a mulher lutadora e guerreira que superou as dificuldades da vida e conseguiu (mesmo que temporariamente) dar a volta por cima, que sempre quis escrever e nunca desistiu disto. Ela é sim um exemplo de mulher, de pessoa. 

Este livro me fez sentir o mundo de Carolina Maria de um jeito que só ela foi capaz de mostrar, é um soco no estômago! É maravilhoso ao mesmo tempo que é desolador. Super indico este livro à todas as pessoas, pois além de tudo o que já falei, foi escrito por uma autora brasileiríssima, conta uma das histórias mais lindas que já li, é original e verídico em cada palavra e te faz sentir emoções impossíveis de descrever. É por tudo isso que você deve ler esse livro!


6 comentários:

  1. Realmente deve ser difícil se formos ver o que vivemos ainda hoje e ainda naquela época já era mais complicado pela condições sociais e raciais. É bom saber como a sociedade se comporta mediante este tipo de coisa e como tem gente que nem dá bola para este tipo de coisa.

    Greice

    Blogando Livros

    ResponderExcluir
  2. Verdade. É até triste este fato. O que me chamou atenção é que ela tem orgulho de quem é, lutando para conseguir as coisas. O triste é que a forma como ela morreu (coisa que não aparece no livro) é revoltante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas sem dúvidas fiquei muito interessada. Sem dúvidas ela tem uma linda história de superação para nos contar e devemos todos "escutar" essa história. Creio que irei me emocionar com o livro, pois só pela sua resenha já deu para ter uma ideia de guerreira que ela foi. Muito obrigado por essa dica incrível.

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É simplesmente maravilhosoooooo! Tenho certeza que vais amar e aprender muito com Carolina Maria. Beijinhos

      Excluir
  4. Oi Ana, realmente a leitura deve mesmo socar nossos estômagos que estamos apenas acostumados a ver pela tv o drama de pessoas como o da Carolina. Muitas vezes nem nos damos conta que aquilo não é apenas notícia, mas a vida real de alguém. Muito triste.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Mas ao mesmo tempo que nos dói a leitura, aprendemos bastante com ela. Se for possível leia, vais amar. Beijinhooos

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com