quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Resenha: Notas sobre ela - Zack Magiezi


Sinopse: Livro do poeta autor de Estranherismo e sucesso na internet. Ao retratar a mulher da infância à maturidade, Zack Magiezi mergulha no universo e na aura femininos revelando suas nuances, facetas e matizes. Dos picos de solidão noite adentro às alegrias ensolaradas à beira-mar; dos cheiros e tatos da inocência às expectativas que ora se cumprem ora se quebram; dos sonhos que reconfortam à realidade que lapida. Os vislumbres e as impressões; sentimentos e sensações; gestos, fotos, livros, discos, pessoas: nada foge ao autor. Obra inédita inspirada na série de textos que conquistou as redes sociais, Notas sobre ela é, em essência, sobre todas elas.



Notas sobre ela, de Zack Magiezi, foi a melhor coisa que caiu nas minhas mãos nos últimos dias. A melhor, a mais linda, a mais emocionante, a mais poética! Obrigada, Grupo Editorial Record, pelo lindo presente.

Antes de tudo, o livro é dividido em quatro partes:

Parte I: A infância – ou tardes de quintal;
Parte II: Juventude – ou os dias em que o mundo se revelou imenso;
Parte III: Ser adulta – ou o meio do caminho;
Parte IV: Velhice – ou a vida em crise (de riso).

Cada parte é composta uma série de poemas sobre as mais variadas situações que giram em torno de cada um dos quatro momentos da vida destacados pelo autor. O livro possui 110 páginas e tem o poder de te fazer refletir sobre a própria vida ou a vida das mulheres que estão ao seu redor. Notas sobre ela também pode te fazer sorrir e chorar – algumas vezes, separadamente, noutras, ao mesmo tempo.


A parte I, “A infância” é composta por poemas sobre crescer, brinquedos que são dispensados, ambientes especiais, timidez, desentendimento dos pais, etc. Já a parte II, “Juventude”, aborda temas como o amor não correspondido, provas de recuperação, as primeiras festas, as primeiras amizades, a primeira perda, crises existenciais, dúvidas sobre o futuro, dores, desejos, e muitos outros.

"[...] Tatuagens para uns
Mas para ela são simplesmente pedaços
da sua alma
Que afloram na estação certa
Como as flores em uma primavera
de intensidade e autoconhecimento
Fragmentos que falam do tempo
Esses desenhos são para ela se lembrar
da sua própria história"

O que compõe a parte III, “Ser adulta”, são temas como idade, separação, recomeços, novas vontades, reconstrução, saudades, etc. E na parte IV, “Velhice”, somos presenteados com poemas sobre o ato de envelhecer, viver a juventude outra vez, aproveitar a vida, esperar e sonhar.

Nas primeiras páginas, Magiezi destaca que Notas sobre ela é um livro...

“Para ela
Uma mulher que conheço bem
Mesmo sem saber como é o seu rosto”

Pois bem, este é um livro para e sobre todas nós, mulheres. Eu duvido que você não se identifique com nenhum dos poemas de Magiezi. Eu duvido! Em algum ponto, certamente você irá se identificar. E esse exercício de identificação é maravilhoso, é quase imperdível! Você precisa ler este livro. Mas, ainda que os poemas sejam aleatórios e possam ser lidos individualmente, Notas sobre ela também segue a sequência da vida de alguém. É uma sequência linda, que você precisa conhecer. Notas sobre ela é uma narrativa poética!


Termino declarando todo o meu amor para Notas sobre ela. A partir de agora, este livro me acompanhará ao longo da minha vida. Não estive com ele durante a infância, mas por conta dele, revivi alguns momentos dela. Este livro continuará comigo ao longo da minha juventude, da minha vida adulta e da minha velhice. Notas sobre ela também possui muitas notas sobre mim.


MAGIEZI, Zack. Notas sobre ela. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.


11 comentários:

  1. Oiee Thamiris ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas achei a capa e a diagramação dele muuito lindas! Gosto muito de poemas, principalmente quando contam uma história. Fiquei mega curiosa para ver se vou me identificar com alguma das partes...haha' animada para ler.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dryh!
      Se você gosta de poemas, vai gostar bastante deste livro. E olha, tenho certeza de que vai se identificar sim, hahaha, é um livro sobre todas nós.
      Beijocas

      Excluir
  2. Mulher, tô doida por este livro. Sua resenha me fez ficar super interessada. Queria forte. É olha que nem sou de ler esses tipos de livro, porém a vibe parece ser muito boa

    ResponderExcluir
  3. Nossa deu para sentir toda a sua emoção nesse breve texto em relação a leitura desse livro. Confesso que não o conhecia e não costumo ler livros nesse estilo, mas fiquei curiosa devido suas observações. Obrigada por compartilhar sua opinião e divulgar o mesmo. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, sua linda! Que comentário lindo. Espero que você leia e ame! ♥

      Excluir
  4. Não curto muito poesia, acho que não tenho a sensibilidade para isso, mas achei a obra muito boa.
    A capa é muito linda, clássica... maravilhosa mesmo.
    Gostei bastante de sua resenha e de conhecer sobre a obra aqui no seu blog.

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Thamiris, eu também li esse livro e me surpreendi com a intensidade das palavras de Zack, é tocante como ele narra de forma poética a vida desse personagem. Bjkas

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com