sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Resenha: Fim de tarde com leões - Paula Fontenelle e P. W. Guzman


Sinopse: Na troca de cartas após a separação, Lúcia e Pedro relembram seus bons e maus momentos e falam da vida atual. Ela, uma fotógrafa de renome; ele, um homem enigmático em missões misteriosas mundo afora. As cartas se tornam íntimas. Lúcia tenta o reatamento, Pedro se esquiva. Romance epistolar escrito a quatro mãos, Fim de tarde com leões traz apenas a assinatura real de Paula Fontenelle, porque P.W.Guzman prefere ocultar-se detrás de um pseudônimo. Um livro que vai inquietar casais unidos ou separados.




Olá galerinha, tudo bem? O livro de hoje tem uma história: 

Era uma vez, uma acadêmica de Letras falida que desejava muito ir à Feira do Livro na pequena grande cidade de Criciúma. A acadêmica queria muito ir prestigiar aquela Feira e comprar vários livros, mas como eu disse, ela era falida, mal tinha dinheiro para comprar um café pequeno na cantina da Universidade. 

Até que chegou um lindo senhor de cabelos brancos, conhecido por ela como Papyto, e deu a ela uns trocados para comprar algum título que gostasse naquela Feira. 

Ao chegar na Feira, a acadêmica tinha uma missão: comprar o máximo de livros pagando o mínimo possível, e foi assim que ela conseguiu achar Fim de tarde com leões, dos autores Paula Fontenelle e P. W. Guzman, da editora Geração.

Este livro é escrito em forma de correspondência trocada entre Lúcia e Pedro, um casal divorciado que conversa sobre sua vida juntos, os amigos de ambos e tentam de certa forma encontrar o que os unia antes para, quem sabe, uni-los novamente.

Lúcia é mais nova que Pedro, uma fotógrafa talentosa no mundo da moda, mas que não se cala ao ver as injustiças presentes nesse mundo e deseja ardentemente reatar com o ex-marido. Pedro é um professor/empresário com problemas políticos sérios, ele possui uma grande resistência em voltar a se comunicar com Lúcia. 

As cartas vão revelando aos poucos o que separou o casal, como eles viviam sua vida juntos, os traumas que tiveram ao longo do relacionamento, os problemas e dificuldades que cada um tem em seu “voo solo”, os relacionamentos posteriores que não acabaram bem, e bom, são acima de tudo cartas íntimas que me tocaram profundamente, pois me fez lembrar das conversas adolescentes em que normalmente se tenta reatar aqueles namoricos que podem ou não dar certo na segunda tentativa.


Bom, é um livro um tanto confuso, você precisa prestar bastante atenção no momento da leitura para não perder o enredo, por várias vezes precisei voltar às páginas anteriores para relembrar o que havia sido dito. Mas valeu a pena a galinha inteira, pois ele possui um final surpreendente, me doeu o coração, me deu ódio de Pedro num momento e depois chorei por Lúcia por entender que o que de verdade aconteceu não foi culpa deles e sim das circunstâncias.

Adorei a experiência de ler um livro construído por dois autores, onde cada um era um personagem (Isso me lembrou um pouco Fernando Pessoa), o legal é que eles realmente trocaram cartas e construíram o livro juntos, mas se você for pesquisar um dos autores, P. W. Guzman, perceberá que é um pseudônimo de um amigo da autora Paula Fontenelle. 

Fiquei muito contente com este meu achado da Feira do Livro de Criciúma, realmente me surpreendeu. Você já conhecia Fim de tarde com leões? Já leu algum livro construído por cartas? Já teve uma experiência como a minha em uma Feira de Livros? Deixe nos comentários, me conte como foi!

12 comentários:

  1. Olá!
    Não conhecia a obra, mas achei interessante a maneira como foi construída, através de cartas e por dois autores. Parece ser de certo modo realista, do tipo que nos faz pensar.
    Me interessei bastante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, refleti muito durante a leitura desse livro, principalmente sobre o passado. Beijinhos 😘

      Excluir
  2. Não conheci a obra nem a autora.
    Eu curto esse formato de livro através de cartas, mas não quando fica confuso...
    Fiquei curiosa mesmo assim, e vou anotar a dica.
    Quem sabe eu curto??

    :D

    Beijo!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana, adorei que o papyto pode ajuda-la a ir na feira de livros, eu simplesmente adoro tbm. Sobre o livro achei interessante a forma como ele foi desenvolvido, não seria o tipo que de livro que atrairia a minha atenção, mas sua resenha é convincente. Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Meu pai sempre apóia, ele é um lindo que alimenta meu vício 😍
      Beijinhos 😘😘😘

      Excluir
  4. Oiee Ana ^^
    Nunca li um livro construído só por cartas (pelo menos não tratasse de um assunto assim), mas me lembrei imediatamente de "Simplesmente acontece", da Cecelia Ahern.
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que a trama em si não me chamou a atenção :/ mas fico feliz em saber que o final é surpreendente.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm, achei mega parecido com o "Simplesmente Acontece", foi inspirado nele que tomei a decisão de comprar " Fim de Tarde com Leões".
      Beijinhos 😍😘😘😘

      Excluir
  5. Eu não conhecia esse livro. Ele parece ser tocante e daqueles que nos fazem pensar... eu só tenho um problema com ele... Tenho dificuldade em ler livros epistolares e não sei se daria certo com essa leitura. Mas, gostei muito de sua resenha e fiquei curiosa.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. Sei exatamente como é e concordo. É uma leitura difícil pois tu precisa estar mega atenta aos fatos, não é como romances tão bem conhecidos como os que nós lemos. Mas é sem dúvidas um desafio interessante.
    Beijinhos 😘

    ResponderExcluir
  7. Eu li o livro maravilhoso mais não entendi muito o final??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fim acaba com uma peça de teatro que conta o que aconteceu de verdade com Pedro e Lúcia. 🤗

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com