quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Um bom livro com a temática "suicídio"

Eu já li alguns bons livros que tratam, de alguma forma, do suicídio. Com isso, em virtude do mês de setembro, mais especificamente, da campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo, decidi indicar um livro para vocês que tem suicídio como tema central.


Sinopse: Um tema amargo, mas necessário. Em Meu coração e outros buracos negros, a estreante Jasmine Warga apresenta aos leitores um romance adolescente que aborda, de forma aberta, honesta e emocionante, o suicídio. Aysel, a protagonista, enfrenta problemas com a família e os colegas de escola, como tantos jovens por aí, e, aos 16 anos, planeja acabar com a própria vida. Mas quando ela conhece Roman num site de suicídio, em busca de um cúmplice que a ajude a planejar a própria morte, num pacto desesperado, a vida dos dois literalmente vira de cabeça para baixo. Aos poucos, Aysel percebe que seu coração ainda é capaz de bater alegremente. E ela precisará lutar por sua vida, pela vida de Roman e pelo amor que os une, antes que seja tarde.


Meu coração e outros buracos negros foi lançado pela editora Rocco em 2016, e eu o li em janeiro deste ano. No Skoob, eu classifiquei o livro com 5 estrelinhas. 

De modo geral, é uma leitura muito rápida e muito válida, do contrário, eu não estaria o indicando. A autora inseriu a temática do suicídio de uma forma plausível, engatou cada fio que poderia se soltar facilmente e nos presenteou com essa história forte e amarga, mas tão presente, tão sentida, tão ridicularizada ainda pela sociedade.

"O problema do suicídio, que a maioria das pessoas não percebe, é ser algo realmente difícil de concretizar. Eu sei, eu sei. As pessoas sempre ficam de mimimi dizendo que ‘o suicídio é uma saída covarde’. E acho que é mesmo… quer dizer, estou desistindo, me rendendo. Fugindo do buraco negro que é meu futuro, me impedindo de crescer e virar a pessoa que tenho pavor de me tornar. Mas o fato de ser uma saída covarde não garante que vá ser fácil."

Tenho receio de falar muito mais e acabar dando a entender o rumo das coisas, então ficarei por aqui. Leia a sinopse para entender melhor do enredo, e eu indico a excelente resenha da Bruna, do Um Oceano de Histórias. Mas saiba: Meu coração e outros buracos negros é o melhor livro que li até então que traz a temática do suicídio. Se possível, dê uma chance a ele.


4 comentários:

  1. Oi, Thami!
    Eu ganhei esse livro de presente, mas ainda não li.
    Lembro de ter lido a resenha da Bru e fiquei bem mais interessada na história.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Nossa, leia ele, por favor! É MARAVILHOSO! ♥
      A Bru arrasou na resenha mesmo.
      Beijocas

      Excluir
  2. Oi Thami
    Esse livro tá na minha lista de desejados. Eu gosto muito de livros com temáticas maie pesadas e obras que abordam suicídio, geralmente, me encantam.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary!
      Ah, que bom saber disso! Espero que possa lê-lo logo. Eu me encantei com ele.
      Beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com