sábado, 30 de dezembro de 2017

Projeto "Escrevendo sem medo" 2018

Oi, meus amores! Como vocês estão? Eu estou muuuuuuito feliz, pois diante de alguns pedidos e respostas positivas de vocês, eu decidi montar a terceira edição do #ESM, agora em 2018. Obrigada a todos e a todas que participaram em 2016 e 2017, vocês fizeram o projeto se tornar lindo com todos os textos que escreveram. Espero que tenha sido uma experiência bastante positiva!


Mas para quem ainda não conhece, o projeto Escrevendo sem medo consiste em escrevermos um texto por mês conforme os temas estabelecidos. Isso, para despertar a vontade de escrever nas pessoas e fazer com que elas exercitem suas escritas. Então, atenção: Os temas dos textos serão descritos abaixo e os participantes terão um mês para escrever o texto e postá-lo em seu blog com a imagem do projeto (para que ele ganhe cada vez mais visibilidade). 

Todos podem participar! Eu aproveito este momento para convidar todos vocês. Apenas deixem um comentário no final desse post dizendo que irão participar do projeto, para que eu acompanhe seus textos. Seria muito bacana se vocês fizessem uma postagem divulgando sua participação no projeto e expondo os temas ou apenas linkarem esse post com o tema nos textos postados, pois ajudaria, mais uma vez, na visibilidade do #ESM.

Sem mais delongas, vamos conferir os temas de cada mês de 2018:

Janeiro: Expectativas para 2018
Vamos escrever sobre o que esperamos de 2018, tanto em questões emocionais, quanto em aquisições físicas, rotina, enfim, desejos de um modo geral. Este texto nos servirá para que em dezembro, possamos voltar até ele e constatar o que conseguimos realizar.

Fevereiro: Eu acredito em...
Substitua as reticências com algo que você acredita, qualquer coisa mesmo, mas tem que ser algo em que você acredite de verdade. Por exemplo: alguma religião, alguns princípios, sentimentos de modo geral, amor, amizade, destino, carma, enfim, qualquer coisa que você acredite. Neste mês, vamos argumentar sobre isso e tentar convencer as pessoas.

Março: Ser mulher
Em março, no dia 8, temos a data comemorativa do da internacional da mulher. Então neste mês, vamos ser sinceras (e sinceros) e escrever o que é ser mulher na atual sociedade em que vivemos.

Abril: Eu adoro...
O que você gosta muuuuuito de fazer? Neste mês, vamos escrever sobre algo que adoramos fazer e explicar o porquê disso. Substitua as reticências por algo, pode ser qualquer coisa, mas você tem que adoraaaar muito.

Maio: Este sou eu
Neste mês, vamos escrever como nos enxergamos quando paramos para pensar sobre quem somos ou no que nos tornamos. Não vale escrever sobre o que queremos ser, somente sobre aquilo que já fomos e o que somos agora.

Junho: Se a natureza tivesse voz
No dia 5 de junho é comemorado o dia mundial do meio ambiente, então vamos escrever a partir do ponto de vista da natureza de modo geral. Se ela, a natureza, tivesse voz, o que ela diria para nós, seres humanos?

Julho: O que o Projeto “Escrevendo sem medo” me proporcionou
Em 25 de julho se comemora o dia nacional do escritor. Neste mês, vamos escrever sobre como é participar do #ESM, se ele nos trouxe algum resultado, se gostamos dos desafios, enfim, vamos, de certa forma, homenagear o projeto de acordo com o que ele nos proporcionou.

Agosto: Escrevendo um conto
Para este mês, temos um desafio! Cinco palavras: acompanhante, procrastinar, praia, felicidade, sangue. Escreva um conto (do tamanho que você quiser) e utilize todas essas palavras em seu texto.

Setembro: O céu está...
Você precisará olhar para o céu e analisá-lo para escrever esse texto. Veja se está nublado, chovendo ou se tem sol e descreva o céu em seu texto. Depois, o compare com algum momento da sua vida.

Outubro: Eu sonhei com um dia perfeito
Descreva, detalhadamente, como seriam as 24 horas perfeitas para você. Não esqueça de nenhum detalhe, tente colocar tudo aquilo que te faz feliz neste sonho de um dia perfeito.

Novembro: Se eu morresse amanhã
Vocês conhecem o poema “Se eu morresse amanhã” do Álvares de Azevedo? Se quiserem ler, está aqui. Se você morresse amanhã, estaria satisfeito com o que já fez, ou não? Vamos escrever sobre isso.

Dezembro: A minha lista de gratidão
Pessoal, em 2017 eu li um livro da Corey Ann Haydu chamado Bela gratidão. Nele, a protagonista escreve diariamente uma lista de coisas pelas quais ela é grata. Vamos escrever uma lista de coisas que aconteceram em 2018 pelas quais somos gratos.

🖤🖤🖤

Pessoal, nós temos uma página no facebook (aqui), e nela nós divulgamos os textos do projeto, vocês podem me mandar o link por lá mesmo para que ele seja divulgado. 

E é isso aí, eu espero que vocês tenham gostado dos temas deste ano e também espero que participem muuuuuito. Beijocas!

12 comentários:

  1. Oi!! Adorei, estou querendo exercitar mais minha escrita e amei o projeto. Vou me esforçar para participar. De qualquer forma volto aqui para contar. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  2. Oi! Amei a ideia e quero muito participar, mas não posso garantir postar todos os meses, porque esse vai ser meu último ano de faculdade e fico correndo muito! Posso participar mesmo assim?
    Beijos

    https://blogmilenediniz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milene!
      Seu comentário fez o meu coração ficar apertadinho (concluí a faculdade em 2017 e já estou com saudade!). Mas respondendo a sua pergunta: claro! Você escreve quando quiser/puder.
      Beijão

      Excluir
    2. Obrigada!! Estou muito animada para participar!
      Beijo

      Excluir
  3. Oi, Thami!
    Menina, teve texto seu que não li, mas estou fazendo isso agora.
    Acho muito legal seu projeto.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. amei o projeto no ano passado. com certeza farei esse ano

    ResponderExcluir
  5. Adorei o projeto, ano passado participei de uma blogagem coletiva sobre gratidão, peguei no finalzinho porém achei o máximo e este parece ser tão bom quanto, me instiga a escrever e isso é maravilhoso, sem contar que vai rolar muita reflexão diante de cada pergunta e mês, vou participar sim, como consigo a imagem para deixar no blog da minha participação?


    BLOG - TUDO ATRASADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! :)
      Você pode salvar a imagem por aqui mesmo, Douglas, mas caso queira, eu posso mandar para você por e-mail, é só me passar o seu.

      Excluir
  6. Olá Tha!
    Ahh amei ❤️
    Quero muito conseguir realizar o desafio todo dessa vez!
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  7. Eu achei muito legal essa ideia! Vou me programar para participar, mas só a partir de Fevereiro porque acabei fazendo um texto com o mesmo tema agora em Janeiro sem nunca ter ouvido falar do projeto, doideira né? kkkkkk
    Beijos
    http://sophiesamiesarfati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Thami
    Você sabe o quanto eu amo o projeto, mas não vou participar, me desculpe. Acho complicado eu me comprometer a participar e acabar mancando. Mas já estou ansiosa por seus textos.
    Um beijo enorme

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  9. Adorei o projeto. Vou participar para me forçar a continuar com o ritmo de escrever todos os dias!

    Beijos,
    Luisa
    Degradê Invisível

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com