sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Resenha: Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca - Ique Carvalho

Sinopse: A vida de Ique Carvalho era tranquila e parecida com a de muitos jovens de Belo Horizonte, sua cidade natal. Ele morava com os pais e os irmãos, era apaixonado pela namorada e trabalhava na agência de publicidade da qual era sócio. Suas impressões sobre o cotidiano iam para o blog The Love Code, onde podia dar vazão ao seu talento para escrever. Até que, em 2013, dois fatos fizeram tudo virar de ponta-cabeça. Na mesma semana, seu namoro teve um fim traumático e o pai recebeu o diagnóstico de uma doença degenerativa grave, que o mataria aos poucos. Sem chão e em meio a um turbilhão, foi no blog que encontrou refúgio para expressar seus sentimentos. Os textos fortes e genuínos acabaram viralizando, popularizando o site e dando a Ique milhares de fãs e seguidores. Suas palavras possuem o incrível dom de ser, ao mesmo tempo, simples e profundamente verdadeiras, traduzindo o que há de mais puro e desejável no amor. Essa mesma capacidade de causar impacto e despertar as emoções dos leitores permeia as reflexões tocantes de Trago seu amor de volta, seu aguardado segundo livro solo. Ique mais uma vez demonstra sua vocação única como cronista do amor em todas as suas expressões.

Eu estou apaixonada! A melhor forma de começara resenha deste livro é dizer o quanto eu estou apaixonada por ele. Publicado pela editora Sextante/Arqueiro, Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca, de Ique Carvalho, é um livro que esbanja amor.

“Sonhar é a única forma de levar o coração aos lugares em que a razão não pode chegar.” (p. 173)

Com um pouco mais de duzentas páginas, Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca é um livro de pequenos textos (verídicos) escritos por Ique Carvalho. Eu poderia dizer que os textos são espécies de crônicas ou poemas. Cada texto trata de um assunto particular e cotidiano, como por exemplo: os amores impossíveis; o amor próprio; o fato de estarmos sempre a procura de alguém “perfeito”; o fato de a dor existir em qualquer situação da vida; a sociedade machista e julgadora; os problemas que podemos deixar de lado; os relacionamentos no geral, etc. Enfim, cada texto trata de um assunto em particular, como os que eu mencionei acima. 

“O babaca machista sempre vai ser o disfarçado de moralista.” (p. 87)

Muitos dos textos são sobre o pai de Ique, que descobriu ter uma doença degenerativa. Ique, então, escreveu sobre várias situações pelas quais passou com o pai ao longo da doença e posso dizer que os textos reservados ao seu pai me emocionaram de uma forma inexplicável. Não consigo explicar, senti algo muito profundo e forte. Foi emocionante acompanhar alguns “pequenos grandes momentos” de Ique com o pai, em meio a tanta dor e a tanto amor.

“A morte faz parte da vida.
Eu só queria que não fizesse.” (p. 31)

No geral, os textos são espécies de lembranças que sempre trazem alguma reflexão no final. Todas as reflexões foram tão preciosas! Como eu mencionei no início da resenha, eu estou apaixonada por Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca. Eu adorei a forma com que o autor fala com o leitor ao longo do livro e faz com que nós não nos sintamos sozinhos.

“Meu filho, quando alguém entra na sua vida e depois de algum tempo vai embora,
pode ser qualquer coisa, menos amor.” (p. 17)

Além de tudo, ao início de cada texto, o autor nos disponibilizou uma música para ser ouvida enquanto lemos. Fiquei impressionada, pois todas as músicas couberam tão bem! A emoção que senti combinou perfeitamente com a canção que eu estava ouvindo. Achei isso incrível!


Também preciso falar sobre o trabalho maravilhoso da editora Arqueiro na edição de Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca. O que é essa capa linda? E essas folhas coloridas cheias de detalhes? Estou encantada com a edição, ficou maravilhosa!

Para concluir, Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca me fez refletir sobre tantas coisas... E foi uma reflexão tão necessária, que eu não posso deixar de indicar para todos e todas. Leiam! E espero que assim como eu, vocês também se sintam apaixonados.


CARVALHO, Ique. Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

4 comentários:

  1. Oi, Thami! Também li esse livro recentemente e amei. Achei incrível como Ique consegue dar conselhos e contar histórias que nos impactam de forma tão intensa. Confesso que teve alguns textos que quase chorei. Adorei a sua resenha e espero que mais pessoas conheçam esse livro.

    beijos

    Psicose da Nina | Instagram
    Colunista no Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina!
      Simmmm, fiquei muito impressionada com isso também, e eu adorei todos os conselhos e essa fusão com as histórias reais. E sim, eu também senti muita vontade de chorar, principalmente com a trilha sonora.
      Beijos

      Excluir
  2. Que paixão! Sou doida por esse livro! Mas o money ta pouco!hahahahaha
    Fiquei apaixonada depois dessa resenha!
    beijos
    www.omundodatutty.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigada!

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google e não saiba como comentar, escreva o que deseja na caixa de texto acima e na opção "comentar como" selecione "Nome/URL", preenchendo somente o campo nome.

E-mail para contato: thamirisdondossola@hotmail.com